Regulamento
Regulamento da NFL
Desde que foi unificada e virou uma liga robusta, em 1966, a NFL estabeleceu fases que são mantidas até hoje em seu calendário. A pré-temporada, a temporada regular, os playoffs e, por fim, o Super Bowl. Para você entender a distribuição, explicamos fase a fase a seguir.
1 – Pré-Temporada
Engana-se quem pensa que a pré-temporada, como o próprio nome indica, seja um período sem importância ou que os clubes ficam livres para trabalharem da forma que acharem melhor. Na NFL, até mesmo este período tem regras e as franquias precisam cumpri-las para participar da temporada regular.
Cada time tem quatro jogos na pré-temporada. Funciona assim: a NFL define as partidas, e não há padrões muito decisivos para justificar as escolhas, além de pequenas regras levadas em consideração pela organização na hora de marcar os amistosos: distância entre um time e outro, repetição de jogos e confrontos locais restritos.
Esta dinâmica faz com que os times ‘amarrem’ seus próprios confrontos e repassem para a liga aprovar e decidir a disponibilidade, dentro destas ressalvas acima. Cada franquia, obrigatoriamente, tem que jogar dois desses quatro jogos em casa, realizados em um período de um mês -- um amistoso por semana.
2 – Temporada Regular
Com os times ajustados, começa a temporada regular. Parte mais longa da NFL, ela dura 17 semanas, geralmente entre setembro e dezembro. Em cada rodada, uma franquia não joga e tem direito a descanso (bye week). Os critérios para a disputa dos 16 jogos são:
- Partidas de ida e volta contra equipes da mesma divisão. Ou seja, 6 jogos, uma vez que cada divisão é composta por 4 franquias;
- Partidas contra equipes de uma divisão da mesma conferência: 4 jogos, definidos por sorteio;
- Partidas contra times de uma divisão da outra conferência: 4 jogos, também definidos por sorteio;
- Dois jogos contra equipes definidas por meio de um sistema de cálculos e contas das própria NFL.
3 – Playoffs e Super Bowl
Terminadas as 17 semanas de temporada regular da NFL, chega a hora da verdade: os playoffs, geralmente disputados em janeiro. Para definir quem estará nas disputas por uma vaga no Super Bowl funciona assim: jogos únicos com 12 times.
Quem se classifica para os playoffs? Os oito campeões das oito divisões (AFC e NFC Norte, Sul, Leste e Oeste) mais os dois melhores de cada conferência que não ganharam o título da divisão (chamados de wild card).
Desta forma, os campeões de cada conferência são classificados de 1 a 4, na ordem de melhor campanha na temporada regular. Os wild cards recebem os números 5 e 6 e duelam contra os dois piores campeões de divisão, na “Wild Card Weekend”. Na sequência, os vencedores desses jogos se somam aos dois times de melhores campanhas e acontece as semifinais de conferência (“Divisional Playoff”). Quem vencer, claro, se classifica para a final de conferência, último passo antes de chegar ao Super Bowl.
O grande espetáculo da NFL, realizado em fevereiro, coloca frente a frente as duas franquias campeãs da AFC e NFC. De acordo com o regulamento, o estádio da decisão é pré-definido, no início da temporada, e o jogo, único, é sempre disputado em um domingo. Assim conhecemos o campeão da temporada do futebol americano.